top of page

Afinal, qual é o peso e como é a performance de uma Prancha de Surf de Madeira?



 

Hoje queremos falar além da questão da conexão com a natureza e da sustentabilidade e trazer mais alguns assuntos importantes sobre a Prancha de Surf de Madeira da Caracolí.


E vamos responder a uma das perguntas que mais recebemos: Afinal, qual a diferença de performance e peso entre uma prancha convencional de plástico e uma Prancha de Madeira?

 

Além de todos os problemas ambientais causados na fabricação, resíduos, difícil reciclagem e fragilidade de uma prancha convencional de plástico (PU ou EPS), que já abordamos, detalhadamente, no nosso último post do nosso Blog, é importante você saber que:


Ao contrário do que muitos pensam, a prancha NÃO É DE MADEIRA MACIÇA, ela é oca por dentro, construída com um método milimetricamente aperfeiçoado e desenvolvido, através de uma técnica chamada “ Hollow Wooden”. Todo o seu interior é composto apenas de ar e com uma estrutura de sustentação interna, que se assemelha à asa de um avião, o que garante sua excelente resistência e durabilidade.


As madeiras utilizadas para a construção da prancha, são exclusivas de reflorestamento, ou seja, são plantadas e designadas para esse fim, sem agredir a floresta nativa, além de contribuírem para um maior sequestro de CO2 da atmosfera e ressignificar terras que antes eram improdutivas ou até mesmo inutilizadas.


A árvore dessa madeira se chama Paulownia, além de ser considerada a mais sustentável do mundo, ela é extremamente leve e ultra durável.


Essa madeira possui a menor densidade possível para sua fabricação, sendo utilizadas lâminas de aproximadamente, apenas, 3mm. Um material proveniente da natureza, biodegradável, nobre, e que permite manter a excelente performance da prancha.


Então, todos os fatos descritos acima, atingem diretamente no peso final. Vamos aos fatos: muitas pranchas de madeira chegam ao mesmo peso, ou se assemelham e pesam em média 1kg a mais do que pranchas convencionais de plástico!


Quanto à performance das Pranchas de Surf de Madeira da Caracolí, não perdem em nada em comparação às pranchas convencionais de plástico. Pelo contrário, devido a combinação perfeita da flexibilidade da madeira, o resultado é uma pilotagem suave, controle, velocidade e ágil adequação a onda.



É importante destacar sobre a sua flutuabildade como são ocas por dentro, a densidade do ar é menor comparado ao EPS ou PU, o que garante uma excelente flutuabilidade.


Além de todas as questões técnicas das pranchas de madeira, só quem já experimentou sabe da sensação única que é surfar essa conexão entre a terra e o mar. Surfar com uma prancha que veio da terra, da natureza e não representa mais um pedaço de plástico nos oceanos.




Nós, como surfistas, fizemos a melhor escolha e o surf é sobre isso! Tente novas maneiras de fazer o que já faz, mas que causam um impacto positivo no mundo, sinta a conexão e a liberdade de uma prancha com história, uma prancha com alma. Vem surfar a onda da Caracolí!


 

bottom of page